Você sabe o que é abandono afetivo inverso?
- equipepfeifferadvo
- 17 de mai. de 2024
- 1 min de leitura

A falta de afeto dos mais velhos é um assunto pouco discutido nos dias de hoje, embora seja comum e muitas vezes ignorado, sendo um grande desafio social que prejudica muitos idosos.
O abandono afetivo inverso trata-se da ausência de apoio ou atenção, assim como a falta de cuidado emocional dos filhos em relação aos seus genitores idosos, gerando uma falha na responsabilidade de proteção.
Além disso, abandono afetivo inverso está ligada à carência de cuidado, carinho e apoio. Mesmo que não seja possível forçar alguém a nutrir sentimentos por outro, a relação familiar deveria ser pautada no amor mútuo, uma vez que, na infância, os pais prestaram toda a assistência e atenção necessárias para o crescimento dos filhos. Seria ético que os filhos desconsiderassem, se mostrassem impacientes ou abandonassem seus pais na terceira idade?
Na sociedade do Brasil, há diferentes critérios para definir quem é considerado "idoso". A lei 8.842, de 4 de janeiro de 1994 - Política Nacional do Idoso, estabelece que é idoso o indivíduo com mais de sessenta anos de idade. Essa legislação é ratificada pela lei 10.741, de 1° de outubro de 2003 - Estatuto do Idoso, que menciona em seu artigo 1º: "É criado o Estatuto do Idoso, com o objetivo de regular os direitos garantidos às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos".
Comments